Estudantes da rede estadual conseguem de volta benefício da gratuidade



O retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino começou  complicado para os alunos da Região dos Lagos. As atividades voltaram esta semana e no 1° dia, diversos estudantes foram impedidos de chegar à escola pela falta de gratuidade no transporte público.

O problema com o uso do cartão de transporte Vale Educação, emitido e distribuído pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, que garante gratuidade no transporte para os alunos já vinha sendo questionado por estudantes desde dezembro de 2021, quando foi suspenso pela Auto Viação Salineira. Eles chegaram a realizar manifestações cobrando pelo direito, mas nada foi resolvido.

A empresa alega que desde 2017 o governo do estado não faz os repasses que custeiam as gratuidades. O valor da dívida, segundo a Salineira, chega a R$ 15 milhões.

Para cobrar o passe livre, a União Cabofriense dos Estudantes (UCE) e a Associação dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (AERJ) estão fizeram um ato na frente da Salineira, nesta quinta-feira (10/2). Eles também pretendem se reunir para votar pela paralisação das aulas, já que a maioria não possui condições de pagar passagem.



O Grupo Salineira informou que a gratuidade dos estudantes é prevista pela Lei 4.510/05 e regulamentada pelo decreto 36.992/02. Sendo o Vale Educação, emitido pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e distribuído por meio do cartão SEEDUC aos estudantes.

Já o Governo do Estado continua sem se posicionar sobre o assunto; a assessoria sequer respondeu a solicitação de nenhum grupo de notícia. 

Enquanto isso, muitos alunos estavam deixando de ir às aulas por não terem condições de arcar com o transporte, o que se torna um grande problema depois de tanto tempo estudando apenas de forma remota, principalmente com a evasão escolar.



Estudantes chegaram fazer um pequeno protesto em frente a empresa e uma caminhada até o centro da cidade. A manhã desta sexta-feira (11/2) foi de alívio para os estudantes da rede estadual de ensino que voltaram a andar gratuitamente nos ônibus para ir à aula. Conforme havia sido prometido durante um protesto na sede da Auto Viação Salineira, nesta quinta, o passe livre dos estudantes nos coletivos foi liberado, permitindo que eles se desloquem sem ter que desembolsar o valor da tarifa. Uma reunião realizada entre representantes da empresa, e das Secretarias de Estado de Educação e Transporte, definiu pelo retorno do passe livre. 


Fonte: folhalagos

Editora de Texto: ELIANE TIA BARBIE. 
Reportagem: WALYSON VASCONCELLOS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher pula do telhado para salvar-se de incêndio, em Cabo Frio. Ela precisa de ajuda para reformar sua casa na Vila do Sol

Polícia Civil abre Inquérito contra pastora que pediu que fiéis parassem de postar "coisa de gente preta" e "de gay"

Enfermeira de Cabo Frio participa de encontro científico internacional